segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Triste fusão entre dois mundos (final)

Continuando...

O que quero realmente dizer é que, hoje em dia, dentro de um universo físico tão "globalizado" pela comunicação e sociabilização digital, o processo de convívio humano torna-se cada dia mais rico, mais informativo, mais enriquecedor. Ao mesmo tempo, da mesma forma que os marinheiros e descobridores no mundo real traziam em suas bagagens e pilhagens novas riquezas, traziam também novas doenças, novos vírus e comportamentos diferentes.

O carbono observa, estuda, apropria e se utiliza de qualquer coisa, qualquer um, qualquer lugar. No universo virtual, não há diferença em sua postura. Ele também observa, navega, instala, bloga, lê, utiliza software proprietário ou livre.

A diferença só se faz aparente no próximo passo: só se faz presente quando existe a "frustração". Quando o carbono não consegue assimilar o que está no virtual e é forçado a "pedir uma explicação sobre..." ou um exemplo de "como utilizar...".

Assimilar culturas ainda é e talvez
seja sempre o maior desafio do carbono.

Da mesma forma que a alta velocidade da fibra ótica no traz todos os benefícios que procuramos, traz consigo toda carga de prejuízos e malefícios que qualquer via de transporte pode nos trazer enquanto carbono. Numa simples conversa, podemos nos enriquecer e automaticamente chamar de "conversa civilizada" mas também podemos não concordar com o locutor e chamar de "fofoca".

Hoje, existe uma nova doença: a cyber-hipocondria. Ela atua exatamente da mesma forma que a hiponcondria do universo físico, porém, na internet, ela tem muito mais adeptos, ou mais "infectados".

O "cyber-hipocondria" age da mesma maneira que o hipocondriaco - apresenta o constante medo ou psicosomatiza o estado de um doente em emfermidade grave. Assim vem sendo o comportamento da maioria dos "newbies" ou dos novos usuários de internet. Também podemos notar este comportamento naqueles usuários mais arraizados no carbono.

Acredito que hoje, muito mais importante do que discussões sobre flata de informação na internet, conteúdo impróprio ou invalidado, restrição ou controle na internet, é muito mais importante iniciar um estudo sobre este movimento hipocondriaco tecnologico e trabalhar isso, antes que esta praga se espalhe com a mesma rapidez de um spam.

0 Comments: