quinta-feira, 29 de março de 2007

A 4ª pergunta...

De onde viemos? Para onde vamos? Qual o sentido da vida?

Perguntas que caminham com a humanidade há tantos anos e milhares já dedicaram suas vidas em busca de respostas para esses fenômenos. Sem sucesso...

Encontram-se definições momentâneas, passageiras, e muitas vezes subjetivas.

Essas perguntas, tidas como fundamentais para a evolução humana, são cercadas de mistérios, lendas e assombros. Até mesmo seus questionamentos são questionáveis. Como, por exemplo, "Em que, descobrir essas respostas irá muda a vida da humanidade?".

Tanta energia já foi gasta com essas questões que, acredito que seria capaz de iluminar o planeta por um dia inteiro, se pudéssemos mensurar as descargas elétricas despendidas pelas sinópses neurais de todos aqueles que já pensaram nisso...

E continuamos sem resposta.

Sem embasamento científico, claro, não tenho como saber todas os fatores que impedem a humanidade a chegar até a solução dessas equações, mas me dei conta de que, as três perguntas possuem em comum, dois fatores que determinam que essa resposta não será atingida jamais:

1 - Randomização elevada da amostra
2 - Amostra em movimento aleatório inconstante

O que quer dizer isso? Isso quer dizer que é IMPOSSÍVEL traçar o comportamento dos seres humanos. Nossa capacidade de adaptação vai além do que se refere à temperatura ou espaço físico. Isso quer dizer que, até mesmo no que acreditamos e tomamos por verdade irrefutável é tão inconstante como nós mesmos.

O que torna o ser humano adaptável, não é biológico, não é físico, mas pode ser definido como um "estado de espírito"... um desejo, ou uma vontade de ficar ou não em determinado lugar, um propósito, seja ele qual for. E isso é tão inconstante...

Hoje, temos uma 4ª pergunta:


"O que é a Internet"? ou "Como será a internet daqui a x anos..."

Várias definições sobre Internet já foram compravadas, afirmadas, tidas por verdade absoluta. Vale lembrar que, há não muito tempo, a Terra era quadrada...

Claro, somos inteligentes... Podemos presumir como será a internet ou quais os próximos sucessos, erros e acertos, mas isso é o mesmo que acreditarmos piamente em vidência, no sentido que não há provas concretas sobre.

Tenho visto uma legião de fanáticos atestarem com convicção que "esta definição" ou "Aquela" ou até mesmo "as palavras de ..." são a expressão máxima da verdade e que devemos seguir por elas.

Isso me lembra Matrix (o filme), Budismo e Jesus Cristo... Todos corretos/errados. Todos com legiões de seguidores, que simplesmente crêem no que acham mais afirmativos. Isso prova nossa capacidade de adaptação... E invalida milhares de pesquisas com os temas:

De onde viemos? Pra onde vamos?? Qual o sentido da vida??? O que é a Internet????

0 Comments: