quarta-feira, 28 de março de 2007

Velhas Fórmulas de Sucesso Vs. Novas tecnologias (pt1)

Existem pessoas que, ao se depararem com o vasto universo digital, ficam maravilhadas com as possibilidades infinitas de ser e poder, estar e conhecer. Começa então, um processo, um sentimento, uma idéia... Brilhante! sempre....

O que faz com que essas pessoas ajam de tal maneira? O que desencadeia este sentimento de vitória? O que motiva essas pessoas para uma nova possibilidade, antes tão distante e agora, com um simples "clique" tão perto??

Seria talvez a estática, a eletricidade por traz dos "bits e bytes" atrapalhando suas conexões neurais ou talvez a magia dos "16 milhões de cores"?

As pessoas se deparam com algo desconhecido, caótico, instável e, mesmo assim, acreditam em uma mudança tão radical em suas vidas, que despendem horas tentando, sozinhas ou coletivamente, definir um padrão, um conceito, e automaticamente, praticam, aprendem e consolidam a tolerância, o respeito.

O que realmente me preocupa é saber que elas não são mais capazes de fazer o mesmo, na realidade de carbono.

Os seres de carbono, pouco a pouco, perderam o brilho, e por este motivo, as brilhantes telas de plasma os fascina e os faz sentir-se capazes de mudar suas vidas, quebrar seus paradigmas, resolver seus mistérios...

Telas de plasma são até mesmo quentes, além de brilhantes... será que preenche o frio de suas vidas sem brilho?

Por que as pessoas estão tão mais vivas na internet do que na prisão de carbono?

Tenho a impressão que foram podadas demais. E essa discussão já começa a acontecer na internet, quando falamos sobre "controle de registros", leis e possibilidades de limitação.

Nada disso me amedronta, nada disso me aflige. No carbono, às vezes, sou visto como selvagem, cruel, frio, ou até mesmo desrespeitoso.

Comparativamente falando:

No carbono, quando falo, o CAPSLOCK está sempre ativo

No carbono
, quando menciono "não dar tanta importância pro trabalho", é por que vivo num HYPERTEXTO, que pode me levar a lugares inesperados, bons ou ruins.

No carbono
, meu AVATAR é mutável, explorado, criado por mim mesmo, com ou sem a ajuda de muitos

No carbono
, o respeito mútuo e colaborativo ESTÁ PRESENTE no meu dia-a-dia...

Quando as pessoas voltarem um pouco mais para o carbono, perceberão que a internet não é um monstro incontrolável, nem a panacéia universal. Vão perceber que a solução está lá, e aqui, no REAL. Que podem co-existir em harmonia, consentimento, e aprender um com o outro.

0 Comments: