segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Festa em tempo de Banda Larga

Festas - evento social entre amigos e conhecidos, ação de sociabilização entre amigos e parentes. Diversão...

Houve um tempo onde, em um evento como este, as pessoas levavam suas "cases" com seus cds preferidos, alguns, que não se viam a muito, levavam seus álbuns com fotos da última viagem, ou até mesmo aquele videozinho de handcam, que precisam de um adaptador que quase ninguém tinha...

Hoje, vídeos, fotos, musicas tudo isso, ao alcance de um clique... uma url.

Há quem diga que isso é coisa de Nerd, de Geek, ou de gente muito antenada, muito "sofisticada". Será?

Hoje, basta um camarada ter uma conexão banda larga, chegar na festa, ter um computador ligado, e ele já vai logo dizendo:

"Opa, você já viu aquele vídeo do youtube que..." Pronto, garantida a diversão. Todos interagem, discutem, dão opinião e até mesmo disputam quem conhece o vídeo mais engraçado... quem lembra "daquela musiquinha legal" ou até mesmo um "olha que legal essa foto do meu amigo na balada..."

Tempo modernos... Mas também inclusão digital ao nível de sociabilização. As pessoas trocam livremente musicas e toques de telefone durante a festa, mostram fotos em seus celulares, vídeos bacanas ou até mesmo realizações profissionais, ofertas ou classificados.

E é nesse tempo que estamos vivendo, que precisamos entender a inclusão digital, não somente como uma "oportunidade de empregos" ou de "melhoria de vida intelectual". Inclusão digital é tornar todos os indivíduos, parte de um coletivo que se faz presente dentro e fora da rede.

0 Comments: