segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Novas tecnologias, velhos formatos...

Não é nenhuma novidade, para aqueles que já passaram por aqui, ver minha constante observação sobre o tema deste post. Um breve resumo para quem chega por aqui agora (e talvez explicando melhor o que queria dizer em outros...)

Hoje, nosso universo digital compõe e habita esferas sociais que antes, não participava. Hoje, a internet é muito mais presente em nossas vidas do que a talvez 5 ou 10 anos atrás. Certamente influencia muito mais nosso cotidiano do que a 10 ou 15 anos atrás.

Um bate-papo, uma aula, uma apresentação em uma empresa ou até mesmo no cotidiano provado de nossas vidas, ela altera e compartilha, soma e multiplica nossas ações.

Exemplos:

Bate-papo - Todos, ou quase todos nós, desenvolvemos uma linguagem diferenciada e presente e real na internet e que utilizamos com uma freqüência altíssima. Quase como uma segunda língua.

Aula - Todos já fizeram buscas na internet sobre assuntos propostos em salsa de aula, ou trabalhos a entregar.

Apresentação - Nenhuma empresa desprezaria ter acesso a sua produção no universo virtual (querem saber dos seus blogs, fóruns, profile), ou seja, metade do seu currículo pode não estar impresso - pode ser um hyperlink...

e por ai vai...

e nesse processo, o que fazemos é utilizar velhas fórmulas de sucesso nessas novas tecnologias, ou seja, vamos fazendo do virtual, um pouco mais "presencial'.

Em um e-mail formal, não podemos usar "carinhas", e escrevemos o mais rebuscado possível - tornando um simples comunicado, em um documento desses de tabelião...

Fazemos um vídeo qualquer e esperamos sucesso imediato, automático (por que funcionou para alguém...)

e hoje, minha maior preocupação são os professores. Será que eles REALMENTE entendem o que é a internet? o que é ter um computador em sala de aula? Será que eles estão preparados para trabalhar com um mar de informações?

Se, cada aluno, tivesse em casa uma maquina de xérox, será que, quando um professor determinasse certo assunto para a realização de um trabalho, todos eles não iriam simplesmente tirar xérox de determinado livro e entregar?

O ponto é, por que utilizar a mesma forma de avaliação de trabalhos escolares? Por que não propor debates encima de textos coletados? Seminários e apresentações? Por que não aprender a CRIAR CONTEÚDO ou invés de simplesmente avaliar encima de conteúdo criado imultável?

Acho que a internet ajuda, e muito, mas os professores devem se adequar ou perderão a guerra...

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