quarta-feira, 29 de abril de 2009

Hipocrisia Digital (parte 1)

A troca de valores no mundo digital é algo que não podemos ignorar. Muitas vezes, ficamos chocados quando ouvimos dizer que as pessoas “mentem em seus perfis” em redes sociais, achamos que elas fazem “mal uso” da internet, por perderem horas a fio em bate-papos e comunicadores instantâneos, e completamente estarrecidos, quando adolescentes gastão dinheiro REAL comprado itens e acessórios virtuais para jogos online e comunidades.

Antigamente, se dizia:

Filho, não fale com estranhos. - Não fique encarando as pessoas. - Tenha sua própria opinião. - Não imite ou repita o que as pessoas dizem.

Hoje na internet, o cenário pode ser visto ao contrário:

Nos sites de relacionamentos, comunidades, fóruns, as pessoas procuram quem tem mais “estrelinhas”, mais “seguidores”, e automaticamente passam a adiciona-las como amigos.

Comentam suas conversas como se fossem amigos íntimos, que cresceram juntos. Entram em discussões entre seus “novos amigos de infância” com outros “futuros grandes amigos ilustres” e já vão colocando o dedão na cara e dizendo coisas como: “Fulano de tal” (ilustre celebridade) jamais faria isso. Sempre acompanhei a vida dele por aqui (fórum, comunidade ou perfil) e sei muito bem quem ele é...”

A opinião é tão volátil quanto o numero de seguidores que se tem – Hoje, posso defender a bandeira do “software livre” de peito aberto, gritando aos 4 cantos, afinal tudo depende de quem ou quantos) está (ão) me olhando. Mas, se surgir uma vaguinha milionária na Microsoft, ou ganhar aquele Notebook HP lindão (que já vem com todos aqueles softwares proprietários malignos) que eu sempre quis e ninguém estiver olhando... é, tenho que admitir que o bom e velho pacote Office quando instaladinho completo, é muito bom mesmo...

Lembra daquela brincadeira CHATA pra caramba que a gente fazia quando pequenos pra irritar alguém, meramente por que era divertido? Aquela de repetir IGUALZINHO qualquer coisa que alguém dizia ou fazia, tipo uma cópia ou um espelho? Então, hoje, na internet, o nome desse jogo é “Brincar de RSS”. Ou seja, você pode montar uma página, um blog, um fórum ou uma comunidade e simplesmente “prestar este serviço” de repetir, copiar o que outras pessoas (seus amigos ilustres, por exemplo ou outras celebridades”) escreveram e pronto! Ali está um blog digno de ser comentado.

2 Comments:

Carlos Nader said...

Hipócrita mesmo... nunca vi a sua máquina com um linux ou open office...

Jack Lake said...

Besta. Já coloquei sim, já instalei o UBUNTU e meu note não funfa direito, uhauhauha... mas n to querendo dizer isso, quero dizer que as pessoas defende o SL ou SP dependendo de quem tá olhando, saca?