terça-feira, 28 de abril de 2009

A necessidade da educação moderna

Então,

Ontem, conversando com uma professora de português da rede estadual de São Paulo:

Profª - Não aguento mais! Se aquelas professoras me pedirem o selo e o envelope mais uma vez, vou até a secretaria reclamar.

Eu - Nossa, mas por que elas querem isso?

Profª - Para fazer uma atividade educativa.

Eu - Como assim?

Profª - A, ensinar o que é destinatário, o que é remetente e colocar a cartinha no correio...

Pausa - Atividades extras, educacionais, que saem do padrão livro/caderno são sempre bem-vindas então, palmas para a iniciativa!

Eu - Mas, correio? carta? quem vai ao correio colocar cartas? (pensei: "por que não ensinar o que é Cc e Bcc?")

Profª - Ah, é mais pra ver se eles sabem "escrever"... sei lá.

Pausa - na 3ª série? eu tenho que checar se eles sabem ESCREVER o próprio nome e um endereço? na 3ª série???

Eu - É, por ai se vê que a "escola pública" está extremamente preparada para ensinar e a perceber o ambiente em que as crianças DE HOJE se encontram né?

Profª - (olha misto de vergonha e compreensão).

Fim de papo...

Ontem também só foi possível esse papo por que, gripado como estou, fiquei em casa a base de canjas, remédios, cobertores e afins, pra ver se melhorava... MAS, como trabalho com tecnologia, dentro do Maior Programa de Inclusão Digital do estado de São Paulo, pensei:

"Se me mantiver conectado, posso conversar com meus colegas de trabalho e ir dando andamento em tudo que for possível a distância, e vamos nos falando - temos Gmail, Gtalk, Skype, MSN, telefone, etc."

Ledo engano. Essas pessoas que estão comigo hoje, também foram educadas pelo mesmo modelo de ensino que não é capaz de observar o próprio ambiente que o cerca, tirar proveitos, absorver o que se tem de melhor e entender as vicissitudes da vida moderna. As pessoas que trabalham no maior centro de processamento de dados do estado, por exemplo, se conectam umas as outras através de um sistema de correio eletrônico fechado (lotus notes), tem suas conexão fechadas por firewalls - afinal, msn, youtube, jogos, tiram a produtividade - não conseguem absorver ou compartilhar, muito menos se aproveitar de ferramentas comuns, à não ser aquelas dispostas pela empresa.

Não vou estranhar absolutamente nada, se ainda hoje alguém me disser: "É, ontem você não trabalhou... ficou em casa só reclamando." Ou seja, até mesmo onde trabalhamos, o problema do analfabetismo FUNCIONAL é muito mais complexo e real do que imaginamos.

É preciso com urgência a adoção de modelos de trabalho, educação, colaboração e construção mais atentos ao universo em que se está agora. É necessário que as pessoas compreendam suas funções, seus objetivos e seus locais de trabalho, que realizem que estamos a um passo de uma vida com mais qualidade mas as amarras do corporativismo arcáico, do terno e gravata preto e camisa branca, hoje, são nossos maiores inimigos.

Tive vergonha de trabalhar com I.D. e perceber que vendemos a idéia de oportunidades de crescimento, de praticidade e não praticamos...


E você ai que está lendo... quando foi a sua ultima ida ao correio?

2 Comments:

Carlos Nader said...

Ei, devido à própria internet, os Correios vão muito bem, obrigado! Tudo bem, a correspondência está moribunda, mas as encomendas nunca foram tão circulantes. E isso não é só e-commerce corporativo, mas também comércio pessoal, trocas e outros, em sites como o mercado livre e o xcambo. Acho então que sim, temos que pregar e fazer uso das novas tecnologias, mas também atentar para saber se as antigas são realmente ultrapassadas.

Anônimo said...

Nice dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Gratefulness you seeking your information.