segunda-feira, 13 de abril de 2009

Influência física na internet

Engraçado como até mesmo as pessoas mais "esclarecidas" sobre internet, multimeios, comunicação digital e afins ainda cometem alguns erros... algumas gafes, ou simplesmente ainda tratam o assunto como se estivéssemos no carbono.

Sabe, pessoas hoje tem blog, colunas digitais, participam de fóruns, escrevem pequenas postagens ou colunas para outros blogueiros, ou revistas, sites de blogs corporativos ou esses novos flolhetins digitais, que na verdade nada mais são que blogs colaborativos sobre este ou aquele assunto. A crista da onda agora é "twittar" em programas de tv, durante suas transmissões ao vivo, para aqueles que gostam de acompanhar pela internet, estão sem acesso ao programa ou simplesmente para alcançar ainda mais público. Acho isso muuuuuito bacana mesmo.

Mas o engraçado é que, na internet, quando vc "twitta" algo assim ou bloga ou posta comentários, bom, é pra milhares de pessoas. Você não tem nenhum tipo de controle sobre quem vai ler, quem vai acessar. Claro que existem ferramentas e meios de controle, mas ai, você perde a credibilidade, perde o sentido do coletivo, do multiplo e do mais incrível - do inesperado.

Assim sendo, voltando ao título do post de hoje:

Um cara que eu tenho um considerável respeito sobre o assunto, com o qual aprendi e ainda aprendo muito, vai participar de um destes, vai "twittar" durante a transmissão de um programa de tv de entrevistas. O curioso é que, numa brincadeira, pelo próprio twitter, ele interveio através do gtalk, para chamar minha atenção no tocante a ser mais formal com a pessoa dele. Com medo de ter sua reputação manchada, ou ferida, sei lá eu. Dai eu pergunto: Se ele vai "twittar" pra uma galera ANIMAL, será que ele vai fazer um recorte apenas dos comentários "agradáveis" que fizerem a pessoa dele pra "colocar no curriculo" depois?

Sabe, adoro a internet - tem gente que fala de tudo, de TODAS as formas; alguns são rudes, outros leigos, outros formais, científicos, desabafos, piadistas, mal-humorados, otimistas, enfim... por ai vai.

Sabe? Senti como se ainda estivéssemos em uma ilhotinha, onde você usa da influencia pra calar as pessoas... às vezes isso me assuta. Não quando vem dos ignorantes, ou das pessoas com influências de poder, governos e afins, mas quando vem daqueles que acreditamos serem portadores do conhecimento, aqueles com quem aprendemos...

0 Comments: