terça-feira, 26 de maio de 2009

RSS Orgânico


Boa parte do conteúdo depositado na internet é livre, ou melhor, pode ser acessado, sem custos até determinado ponto, por todos os usuário da rede.

Da mesma forma que eu, você leitor tem as mesmas chances de encontrar a mesma notícia, a mesma musica, o mesmo link, o mesmo endereço na rede o qual contém determinada informação, dados ou afins.

A muito tempo venho querendo comentar sobre o que chamo de “rss orgânicos”, ou simplesmente, unidades de carbono incapazes de omitir sua própria opinião. Ao invés disso, proliferam conhecimento alheio, muitas vezes recebido pelo RSS digital para que, aos olhos de outros habitantes da web, sejam vistos como pessoas extremamente bem informadas, cultas e conectadas a cerca de seus interesses.

O triste é que percebemos que não são. O carbono se apropria da virtual, cria receptores (RSS e afins) recebe links e despacha na mesma velocidade de suas publicações. Obviamente que isto é um costume de interação social, mas sempre começamos a falar de um assunto de nosso interesse a partir de nossa ótica, nossa opinião. Já no universo virtual com a possibilidade de nos conectarmos uns aos outros de múltiplas formas como a teoria dos 6 graus de separação e outros, o carbono hoje mais do que nunca, se aproveita de falsos indicativos para destacar-se dentro do universo virtual.


Acho eu, que sempre que alguém for encaminha um link deveria por regra dizer o porque disso, caso contrário, continuaremos a poluir a rede com a repetição de ideias aleatórias e não discutidas por medo de parecermos burros, incultos, atrasados.

Faça como alguns poucos e siga a máxima:


Divulgar sim, opinar SEMPRE, repetir talvez...

0 Comments: