quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cyber Bullying VELADO


Fora da holografia*, a sociedade convive com os mais diversos conflitos.

Estranho seria então esperar que, dentro do universo virtual o carbono se comporta-se de forma diferente. As mesmas regras de conduta, etiqueta ou convívio, ultimamente vem sendo aplicadas dentro dessa nova esfera de convívio humano, e da mesma forma que no exterior, com a globalização, popularização de ferramentas de facilitadoras de comunicação etc, essas mesmas regras vem se modificando, se atualizando, descobrindo novos formatos, expressões, formas de convívio, aceitações, tudo para que possamos co-existir no ambiente virtual pois, para muitos no universo físico do carbono, isso não passa de uma mera utopia.

O mais impressionante é nossa capacidade de cometermos os mesmos erros, sempre. Muitos ainda acham que a internet seria uma forma de evolução pois poderíamos aprender uns com os outros observando comportamentos diferenciados em um local sem barreiras, onde a um “clic”, posso observar comunidades de jovens do outro lado do mundo e perceber como lidam com determinada situação cotidiana.

De certa forma sim. Hoje sabemos que o “jovem” é mais ou menos igual na maior parte do mundo – que sente necessidades “sociais” parecidas. Sofre das mesmas angústias, tem os mesmos receios e assim segue o mundo.

Falou-se muito sobre os males do bullying no mundo real. Nas marcas deixadas nos pequenos bloquinhos de carbono em formação, em como a necessidade de ações culturais para mudar esse tipo de ação era importante para a formação da cultura de convivência e respeito que queremos hoje. Desta mesma forma foi discutido e ainda o é, o tema “cyber bullying”, que visa as mesmas praticas cometidas no bullying só que através dos links e meta dados compartilhados na internet.

O mais incrível é que, através da observação, vemos apenas o ataque direto, o agressor e o agredido. Esquecemos de algo que, muitas vezes pode ser muito mais violento do que o ataque em si: a invisibilidade. Não o super poder que muitos gostariam de ter por diversos motivos, mas aquele nocivo socialmente, aquele que aplicamos muitas vezes sem perceber, outras para nos “defender” em diversos aspectos. É a invisibilidade que agregamos a outros carbonos na esfera virtual. Pessoas que convivemos, conversamos, rimos, choramos, ajudamos e somos ajudados mas que, dentro de nossas “novas redes sociais”, dentro de nossos “círculos de avatar”, muitas vezes preferimos não agregar, mostrar, adicionar.
Como nos filmes americanos de problemáticas da “high-school” americana, sempre existe a personagem do bem, que diante de um conflito de aparências, poder ou status, ainda que converse com o “patinho feio” ou o “esquisitão”, na sua “rede social” ele não existe, ou seja, seu “Avatar” não pode aparecer linkado a ela.

Isso é o que eu chamo de cyber bullying velado, pois não percebemos o que fazemos, ou fazemos acreditando não danificar, não machucar ou sendo de menos importância.

Experimente ser ignorado por um dia, por amigos do trabalho, familiares ou amigos e veja o que isso lhe causa. O mesmo hoje estamos fazendo, ao construirmos nossas “redes sociais auto-promocionais”.


*holografia – referência de Judith Zuquim para nossos “avatares” - Saudades de você!)

1 Comment:

Dani Matielo said...

boa, elfo. :)

tem toda a razão: o que define o bullying na sociedade de hj? vai ver que, por exemplo, naquele joguinho de comprar seus amigos no twitter, se todo mundo é comprado e vc não, isso pode ser uma forma super forte de exclusão, né? :)

bjs,

dani